Ocorreu no dia 28 de novembro de 2018 a II Feira Vocacional da UFRA, realizada no Campus de Parauapebas. Os alunos do curso de administração da UFRA recepcionaram no evento os estudantes de escolas públicas e privadas localizadas em Parauapebas e Curionópolis.
No evento, os alunos do curso de administração da UFRA ministraram uma palestra no auditório para os estudantes convidados e contaram as experiências de estudar na universidade. O curso de administração da UFRA obteve o conceito 4 na última avaliação e este ponto foi valorizado pelos estudantes que visitaram a universidade.
Além da palestra, os alunos do curso de administração apresentaram para os estudantes convidados o LAGEP – Laboratório de Gestão de Processos, mostraram os quadros de gestão, como o Quadro Kaban e Heijunka Box e simularam atividades didáticas. Por fim, apresentaram a missão da BETA Consultoria JR e explicaram como funciona a empresa júnior do curso de administração.
Os estudantes que visitaram o Campus da UFRA estão no último ano do ensino médio e fizeram recentemente a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Em breve, estes estudantes poderão tornar-se alunos dos cursos de graduação da UFRA. Esta interação com a sociedade reforça o papel da universidade em estar sempre acessível para todos.
Ocorreu entre os dias 8 e 9 de Novembro a avaliação in loco do curso de Administração da UFRA Parauapebas. Na oportunidade, as avaliadoras enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) realizaram a análise de mais de 40 indicadores subdivididos em 3 grandes Dimensões: Organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para se chegar à nota final, foram realizadas inspeções nos prédios onde o curso funciona, análise das comprovações curriculares dos documentos dos professores, entrevistas com a Comissão Própria de Avaliação (CPA do Campus), Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE), professores e alunos.
Ao final da avaliação, as notas de cada dimensão foram 4,29 para organização didático-pedagógica, 4,00 para o corpo docente e 4,50 para infraestrutura do curso, sendo que as notas variam de 1 até 5. Os pontos mais enaltecidos n relatório final de avaliação foram a realização do Projeto de Avaliação Interdisciplinar (PAI), Existência de Laboratório de Gestão de Processos (LAGEP) Específico para aulas práticas, funcionamento de uma empresa Júnior (Beta Consultoria), um site onde estão disponíveis todas as informações do curso, biblioteca com acervo físico de todas as leituras exigidas nas disciplinas do curso e a existência de estruturas de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais em todos os prédios onde o curso funciona.
Com as notas obtidas em cada dimensão o curso obteve nota final 4,24, o que de acordo com os critérios do Ministério da Educação (MEC) equivale ao conceito 4 e classificação como muito bom, sendo que com essa avaliação o curso entra de vez no ranking de melhores cursos de Administração da região Norte do País.
Para conhecer mais do curso e suas ações, a comunidade em geral pode acessar o site www.admufra.com, a página oficial do curso no Facebook https://www.facebook.com/admufraparauapebas/
ou o Canal Oficial do Curso no Youtube chamado de ADMTube https://www.youtube.com/channel/UCL52ADD5V6LS6S9AojJu5CA
Os professores João Paulo Loureiro e Thiago Fernandes tem projetos finalistas na disputa do prêmio novos ventos de boas práticas em gestão pública. A premiação ocorrerá durante a programação do II Seminário de Gestão Pública que será realizado na UFRA Campus Belém nos dias 08 e 09 de Novembro. A premiação tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão nas Instituições públicas de Ensino Superior
O projeto do professor João intitulado “Montagem de uma empresa Júnior” é finalista na categoria processos e procedimentos e visou mostrar o passo a passo e benefícios de se construir uma inciativa desse tipo para dar suporte a transmissão de conhecimento prático aos alunos e também ser um elo de ligação da universidade com a sociedade por meio da prestação de serviços de baixo custo, o que gerou dentre outros ganhos, doações de placas de sinalização ao Campus de Parauapebas. Já o projeto do professor Thiago intitula-se “Minha Biblioteca” é finalista na categoria tecnologias de informação e se constitui na prática realizada do uso de um aplicativo de celular conhecido como “Minha biblioteca” que contribui para organização, categorização e verificação do acervo bibliográfico disponível na biblioteca do campus de Parauapebas auxiliando assim na geração de maior transparência e conhecimento a respeito das literaturas disponíveis na biblioteca.
O Anúncio dos vencedores deve ocorrer até o dia 09 de novembro e será publicado no site do evento. Para mais informações sobre o mesmo acesso o link:
https://www.doity.com.br/iiseminariodegestaopublicadaufra/blog/premio-novos-ventos?fbclid=IwAR2q0t5hH1u3yBvabgBvGCtNUkpx0vAGmDqijNhJmybrFgrnZB5oN7zfwX4