Ocorrerá no dia 13 de setembro às 19h:00 no auditório do campus os festejos do dia do Administrador, promovido pela coordenação do curso de Administração da UFRA Campus de Parauapebas. Na ocasião, serão entregues certificados de Mérito Acadêmico aos alunos que se destacaram no de 2017 e também troféus as turmas que obtiveram os maiores rendimentos acadêmicos coletivos do curso no ano passado, além de uma cerimônia simbólica de transferência da coordenação do curso. A programação da noite será fechada com uma palestra sobre o Papel do Administrador como agente de desenvolvimento local, que será proferida pelo Administrador Marco Antônio Silva Lima, que é Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e Atual Diretor de Ciência e Tecnologia na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). As inscrições do evento serão feitas na coordenação do curso mediante a doação de 1 Kg de alimento não perecível. Toda arrecadação será convertida para instituições de caridade do município. Os participantes do evento receberão certificados de 4 horas de atividade complementar.

Ocorreu no último dia 21 uma série de atividades relacionado ao agosto lilás, mês em que se celebra a criação da lei Maria da Penha e combate a violência doméstica e contra mulher. A professora de direito do curso de Administração Josilene Mendes comentou sobre a importância das atividades realizadas.
"A campanha Agosto Lilas e organizada pela Secretaria da Mulher do Município de Parauapebas em comemoração ao 12 aniversario da Lei Maria da Penha que trata do combate a violência domestica. A Ufra e parceira da Semmu devido ao projeto de extensão "Violência domestica e violência de gênero: um debate necessário" coordenado por mim e pela Daniela Reis, alem da Prof. Dilma, Ana Carolina Abreu, delegada da DEAM, Valeria, assistente social do campus. Devido a essa parceira, realizamos junto a equipe da Semmu, a Blitz das Flores e as Oficinas socioeducativas nos três turnos de aula na Ufra com estudantes voluntários do primeiro semestre do curso de administração. O objetivo e informar e conscientizar homens e mulheres sobre a existência da lei, os tipos de violência e os mecanismos de proteção que o Município oferece para mulheres vitimas de violência com a distribuição de brindes e adesivos em carros e motos".
O curso de Administração por meio do projeto de pesquisa intitulado “Estudo comparativo do grau de sustentabilidade de comunidades rurais contempladas e não contempladas por ações de investimento social e ações de compensação de empresas mineradoras na cidade de Parauapebas” de autoria do professor e coordenador do curso João Paulo Borges de Loureiro, tornou-se parceiro oficial da companhia Vale S.A no desenvolvimento de pesquisas sobre a atividade mineral e sua influência na geração de territórios sustentáveis nas áreas rurais de Parauapebas.
Nos próximos 3 anos, a Vale investirá o valor de R$ 395.000,00 referentes ao pagamento de bolsas de iniciação científica e custos de coleta de dados do projeto. Ao longo dos três anos o projeto irá disponibilizar até 18 vagas para bolsistas de iniciação científica, no valor de R$ 676,80, aos alunos do curso de administração da UFRA Parauapebas, sendo 6 em cada ano do projeto.
Segundo Frederico Soares, Analista de Relações com Comunidades da Vale, a proposta de se avaliar parâmetros de efetividade e entendimento das Ações de Investimento Social e Ações de Compensação Socioambientais nas comunidades no entorno das operações da Vale traz uma oportunidade de entendermos com mais profundidade o resultado gerado pelo conjunto de ações obrigatórias e não obrigatórias na visão das comunidades e amplia a perspectiva em relação à permanência e continuidade dos benefícios gerados no mapa de sustentabilidade do território de atuação da empresa.
Para Sérgio Costa, Gerente de Sustentabilidade da Vale no Pará, Instrumentalizar o acesso a esta visão e conhecimento, através deste trabalho em parceria com a UFRA, fortalece o trabalho da Vale em busca da posição de referência em Sustentabilidade. Avaliar a percepção das comunidades sobre os resultados do conjunto das ações é de fundamental relevância para a análise da eficácia e efetividade da atuação social da empresa para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental do território. É, sem dúvida, um marco importante de integração entre a Vale e a UFRA, o qual certamente demonstrará que a união entre a iniciativa privada e a academia é uma importante estratégia para o apoio e estímulo à produção de conhecimento local, o que contribui para o desenvolvimento das nossas instituições de ensino e pesquisa, seus professores e alunos.
Por fim nas palavras de João Coral, Gerente Executivo da Regional de Sustentabilidade Norte, proposto, e os resultados que se almejam atingir, possuem um amplo potencial de jogar luz sobre temas e aspectos que se alinham às premissas da atuação social e políticas de sustentabilidade da empresa, assim como se aderem às agendas regionais e globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) que buscam, respectivamente, sob a égide da sustentabilidade, a geração de riquezas de forma sustentável para a população do Estado do Pará e a erradicação da pobreza e vulnerabilidade dos grupos e indivíduos de todas as regiões do planeta.